A importância das redes sociais digitais no marketing de comunicação com o público

Facebook, WhatsApp, YouTube, Instagram, praticamente toda pessoa que você conhece usa, pelo menos, um desses aplicativos

As redes sociais estão cada dia mais presentes na rotina das pessoas, e o uso delas ficou ainda mais intenso com a popularização dos smartphones. Por isso, para se destacar no mercado, é muito importante que uma empresa esteja presente nas redes sociais. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Hootsuite e We Are Social em 2019, 140 milhões de brasileiros usam ativamente as redes sociais e passam mais de 3 horas por dia conectados a elas. Ou seja, onde mais falar com o público senão onde ele está?

Além de servirem como vitrine para produtos e serviços, e gerarem mais visibilidade, as redes sociais digitais ainda trazem o estreitamento da relação com o público, aumento das vendas, viralização de conteúdos e aumento do tráfego em canais de atendimento escolhidos pela marca. Ao estar presente no cotidiano dos consumidores, a empresa conhece as necessidades, hábitos, comportamentos etc, dessa forma, é capaz de produzir conteúdos relevantes para disseminação e viralização, ou seja, consegue permanecer no dia a dia do público, capaz de aumentar tráfego e vendas.

No relatório Social Media Trends 2019, elaborado pela empresa de marketing Rock Content, 1293 pessoas foram entrevistadas e 96,2% têm suas empresas presentes nas redes sociais, 62,6% consideram que o ambiente das redes sociais tem um papel muito importante para o seu negócio e 42,1% já estão há mais de três anos posicionando suas marcas nesse espaço da internet.

Há alguns anos a Rede Biodrogas se posiciona no Facebook e no Instagram, interagindo com o público por meio de postagens semanais de saúde e bem-estar, além de dicas, comemorativos e tudo que for relevante para os consumidores. A presença constante permitiu, por exemplo, a criação da mascote da Rede, idealizada a partir de dados do público e do comportamento nas interações com as páginas da Biodrogas.

Aperfeiçoamento do gerenciamento de redes sociais com a plataforma mLabs

Em abril, a Rede Biodrogas disponibilizou a todas as unidades a contratação da plataforma mLabs, um programa de gerenciamento de redes sociais popular no marketing digital. Nela, é possível criar e agendar publicações que são postadas automaticamente na data e horário desejados nas redes sociais, além da possibilidade de gerar relatórios de desempenho dos perfis.

No primeiro mês, 25 unidades fizeram a contratação do serviço, e têm recebido, desde de 1º de abril, todas as postagens previstas no cronograma da Rede, incluindo comemorativos importantes para os consumidores, como o de Páscoa, por exemplo. Além disso, todas as páginas dos 25 associados tiveram a identidade de suas redes sociais atualizadas de acordo com a campanha vigente.