E-mail: Telefone: (14) 3239-1466
Cartão fidelidade

Posição e travesseiro influenciam no descanso

voltar

Noites mal dormidas, dores musculares, torcicolo. Tudo isso pode ser mau jeito na hora de dormir. A qualidade do sono depende de diversos fatores, entre eles, da escolha do travesseiro, do colchão e da posição em que se costuma dormir. De acordo com o ortopedista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Ministério da Saúde, Antônio Eulálio, a posição correta na hora de dormir é aquela em que o pescoço fica alinhado com a coluna.

"A pessoa deve dormir em uma posição lateral com os joelhos semi-flexionados, se possível um travesseiro entre os joelhos e um travesseiro também na altura dos ombros”, afirma Antônio Eulálio. Segundo ele, o travesseiro não pode ser nem muito baixo, nem muito alto para o pescoço ficar nivelado com o tronco.

O ortopedista do Into não recomenda os travesseiros de espuma. Esse material é mole e acaba afundando o pescoço, o que pode causar dores. Ele alerta que a má posição na hora de dormir e o uso de travesseiros ruins podem causar para a saúde. "Numa posição errada, a pessoa pode acordar com contratura muscular devido à posição viciosa por um período muito prolongado ao dormir. Ela acorda com torcicolo”, disse.

Dor na lombar pode acontecer também quando o colchão é inadequado. O especialista diz que, quando está muito desnivelado, afundando em alguns pontos, faz com que a pessoa durma com um desvio.

Finalmente,lembra ainda que dormir com o braço embaixo do travesseiro pode prejudicar o alinhamento da coluna, além de causar problemas de circulação, uma vez que o peso sobre o braço pode comprimir algumas veias e nervos.

 

 

 

 

Conteúdo retirado do site:
http://portalsaude.saude.gov.br

 

Rede Biodrogas © 2013 - Todos os direitos reservados.

Carregando...