E-mail: Telefone: (14) 3239-1466/ 3239-6600
Cartão fidelidade

Conscientização sobre o câncer de próstata

voltar

 

 

 

Data: 27/11/2013

Fonte: Jornal O Fluminense

Atividades começaram com um café da manhã comemorativo, seguido por palestras com diversos temas

 


Cerca de 60 pessoas participaram, na manhã da última terça-feira de um evento promovido pela Policlínica Regional Dr. Guilherme March, no Fonseca, em comemoração ao Novembro Azul, uma campanha nacional para conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. No mesmo dia, a unidade celebrou seu aniversário.

As atividades começaram com um café da manhã comemorativo, seguido por palestras com diversos temas, como: a depressão em homens, alimentação saudável e “pré-natal” masculino. A equipe de urologia da unidade distribuiu material educativo e tirou dúvidas dos participantes sobre a prevenção ao câncer de próstata.

“Nosso intuito foi chamar a atenção dos pacientes homens para que cuidem melhor da sua saúde, não deixando para vir à policlínica apenas quando a situação está insustentável, mas criando o hábito de se prevenir”, afirmou a diretora da policlínica, Maria da Conceição Stern.

Ainda segundo a diretora, 78% dos homens que procuram atendimento de urologia na policlínica têm mais de 60 anos. Ao todo, 72% dos pacientes atendidos apresentam aumento da próstata, conhecido como hiperplasia, que pode ser benigno ou não. Para fechar o diagnóstico, além do exame do toque, os urologistas prescrevem também o PSA, exame de sangue usado como ferramenta para diagnosticar a presença de tumores.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – o primeiro é o de pele – e atinge principalmente homens com idade superior a 65 anos. A chance de cura é de 90% no estágio inicial. Os sintomas aparecem raramente, mas são: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia; dor nos ossos; infecção generalizada. 

 

 

 

Rede Biodrogas © 2013 - Todos os direitos reservados.

Carregando...