E-mail: Telefone: (14) 3239-1466/ 3239-6600
Cartão fidelidade

Risco até de câncer à mesa

voltar

Risco até de câncer à mesa

 
 

Data: 30/10/2013

Fonte: O Dia

 

Anvisa constata excesso de agrotóxicos e uso de substâncias proibidas em vegetais

 

 

Rio - O perigo está na mesa e nos alimentos considerados amigos da saúde. Cerca de 30% de frutas e verduras analisadas pela Anvisa, em 2011 e 2012, contêm altos índices de agrotóxicos, que podem causar até câncer. Pimentão, cenoura, alface e morango são os principais vilões. 

O levantamento faz parte do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), divulgado ontem. Segundo a agência, 36% das amostras coletadas em 2011 e 29% das recolhidas em 2012 apresentaram resultados insatisfatórios. Em 2011, o pimentão liderou o ra<CW-7>nking de irregularidades. De 213 unidades, 190 (89%) apresentaram problemas. Em seguida, vieram cenoura (67%), pepino (44%) e alface (43%). Já no ano seguinte, morango (59%) e abacaxi (41%) foram os alimentos com pior avaliação. Segundo a Anvisa, os dados referentes a 2012 são parciais e o resultado final ainda será divulgado. 

De acordo com o relatório, no Rio de Janeiro, em 2011, os alimentos mais perigosos foram: alface (80%), pimentão (78%),cenoura (65%) e pepino (65%). Nos dois anos, foram avaliadas 3.293 amostras de treze alimentos, como arroz, feijão, mamão, tomate e uva. A Anvisa lembra que há dois tipos de irregularidades. O primeiro está relacionado à quantidades de agrotóxico acima do Limite Máximo de Resíduo permitido. O outro refere-se ao uso de produtos não autorizados para o alimento pesquisado.

“Agrotóxicos acima do limite tolerado são perigosos pelo risco de intoxicação aguda, mas o fenômeno é raro. O problema dos agrotóxicos não autorizados é que eles são cancerígenos”, disse Lilia Guerra , do Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Antônio Pedro.

ATENÇÃO

EFEITOS 

Os agrotóxicos podem causar infertilidade, câncer, alteração no sistema nervoso central e má-formação fetal.

HIGIENE 
A solução de uma colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água mata apenas micróbios. Para amenizar os agrotóxicos, é recomendado usar água e detergente. Outra medida que pode atenuar o problema é retirar as folhas externas, mas muitas vezes o produto também atinge o interior do alimento.

IDENTIFICAR 
Há casos em que apenas exames clínicos detectam o agrotóxico. Porém, frutas e legumes maiores do que o habitual e que permanecem inalterados por muito tempo podem ter sido contaminados.

Rede Biodrogas © 2013 - Todos os direitos reservados.

Carregando...