E-mail: Telefone: (14) 3239-1466/ 3239-6600
Cartão fidelidade

Nova espécie de micobactéria é descoberta no Brasil

voltar

Nova espécie de micobactéria é descoberta no Brasil

 
 

Data: 29/10/2013

Fonte: O Globo Online

 

É o primeiro micro-organismo do tipo, mesmo gênero do causador da tuberculose, descrito por pesquisador brasileiro em quase 80 anos

 

 

O pesquisador Jesus Ramos, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, descobriu uma nova espécie de micobactéria, mesmo gênero da causadora da tuberculose, que está circulando pelo país. Batizado Mycobacterium fragae, o micro-organismo é o primeiro do tipo descrito por um cientista brasileiro desde 1938, quando José da Costa Cruz, cientista do Instituto Oswaldo Cruz, registrou a existência da Mycobacterium fortuitum.

Segundo Ramos, apesar de não causar tuberculose, a Mycobacterium fragae provoca uma doença com sintomas muito parecidos, como infecção no pulmão, o que faz com que seja facilmente diagnosticada e tratada como tal. Esta, no entanto, não é a melhor estratégia, já que o tratamento padrão da tuberculose é diferente do geralmente usado com outras micobactérias, destaca ele. O pesquisador conta que a identificação da nova espécie de micro-organismo se deu inclusive em amostra de paciente que não estava respondendo ao tratamento contra tuberculose enviada do Ceará para a instituição.

- Quanto mais conhecemos sobre est5es micro-organismos, melhor conseguimos diagnosticá-los e tratá-los – diz Ramos. - Imagino que outros casos de infecção pela Mycobacterium fragae estejam acontecendo não só no Brasil como no resto do mundo, mas como a micobactéria não era conhecida, ela não era diagnosticada.

Divulgada nesta sexta-feira, a descoberta e a descrição clínica do caso serão apresentados por Ramos no próximo dia 2 de novembro em congresso sobre saúde pulmonar em Paris.

Rede Biodrogas © 2013 - Todos os direitos reservados.

Carregando...